FISL 15!

  Entre os dias 07 e 10 de maio, eu - a Juliana, e eu - Bárbara, junto com a Mariana Manfredi e o Cesar de Lucca, fomos para o 15º Fórum Internacional de Software Livre, na cidade de Porto Alegre - RS. É o segundo FISL que o CBJM participa (leia nossos relatos sobre o FISL13) mas para saber o que é e como foi esse evento, temos que entender/lembrar o que é o Software livre.

   Software livre, segundo a definição criada pela Free Software Foundation é qualquer sistema operacional que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído com algumas restrições. A liberdade de tais diretrizes é central ao conceito, o qual se opõe ao conceito de software proprietário que é vendido almejando lucro. A maneira usual de distribuição de software livre é anexar a este uma licença de software livre e tornar o código fonte do programa disponível.

  Agora vamos ao FISL. Quando chegamos na PUCRS, local onde acontece o evento e conhecemos o Kevin, a Karen, o Fayberson, o Eduardo, a Stefany, o Willian, a Jéssica e a Jenifer. Todos eles participam do CESMAR (Centro Educacional e Social Marista) lá de Porto Alegre e fizeram a cobertura junto com o CBJM.

  No começo do dia, cada um escolheu o que queria ver e com base nas nossas descobertas e curiosidades fizemos dois programas de rádio. Vimos diversas palestras, que iam de temas como “Mapas Coletivos” até “Como navegar anonimamente na internet utilizando o TOR”. As conversas iam de uma linguagem bem técnica até uma compreensível para leigos. Vimos também a palestra do Donizete Soares sobre “Cobertura de eventos na perspectiva da educomunicação”, que contou com a presença de vários professores da rede pública de Porto Alegre.

  A maioria dos meninos não tinha experiência com rádio ao vivo e estavam bem nervosos, mas aos poucos eles foram se soltando e o programa foi bem legal! Os temas do primeiro programa foram: Apresentação do grupo, Mapas Coletivos, Hackers, Passou Mas Não Morreu – que falava sobre os clássicos ainda bem presentes nos nossos cotidianos-. [clique para ouvir!]

  No segundo programa, todos estavam mais tranquilos e deu pra ouvir a voz de todos, mesmo os mais tímidos. Fizemos uma entrevista com o palestrante Gustavo Gus, que respondeu nossas dúvidas sobre segurança na internet. O outro tema foi: "Lei de proibição de celulares na escola", e como sempre, todos tínhamos algo para falar já que é um tema tão próximos de nós. Os âncoras do bloco coletaram algumas opiniões de professores que estavam no FISL e discutimos sobre isso. Apresentamos os programas no espaço da Rádio Software Livre, que diferente de 2012, tinha apenas uma parede de vidro!

  No último dia, fizemos uma roda de conversa sobre o CBJM. Donizete e Mariana conduziram a conversa e começaram perguntando quais as experiências dos participantes com educomunicação. Eles contaram suas dificuldades em trabalhar com educomunicação dentro das escolas e por não conhecerem outros projetos que trabalham com isso, queriam saber como o Cala-boca funciona e pratica educomunicação.

  Foram dias bem produtivos e aumentaram nossas curiosidades sobre o Software Livre e suas relações com a sociedade. Conhecemos pessoas bem legais e que nos ensinaram muitas coisas.

Veja as fotos do evento aqui!


Até o FISL 16! :)

Juliana Martins e Bárbara Miranda

VI Conferência Internacional de Educação Ambiental e Sustentabilidade

O Projeto Rádio Ambiente 21, uma realização do SESC São Paulo com co-realização do Projeto Cala-boca já morreu está presente na VI Conferência Internacional de Educação Ambiental e Sustentabilidade "O Melhor de Ambos os Mundos", uma realização da Superintendência de Gestão Ambiental da USP co-realizada com o SESC.

O grupo, composto por onze adolescentes de São Paulo e Bertioga está, desde segunda-feira, dia 12, mergulhando nos temas da conferência e realizando entrevistas com os participantes, palestrantes e equipe organizadora da conferência.

Todos o material produzido está disponível no site www.ambiente21.radio.br. Entrevistas com grandes nomes como Marcos Sorrentino, ambientalista e professor da USP, com os intérpretes que realizam a tradução dos conteúdos para o inglês e o espanhol, a professora universitária marroquina Afaf Mikou, entre outros. Você também encontra no site registros fotográficos de autoria dos adolescentes.

Todos os materiais foram produzidos de forma coletiva por eles, com coordenação da equipe de mediadores do Projeto Cala-boca já morreu. As pautas, perguntas e fotos foram selecionadas pelos próprios adolescentes a partir de seu ponto de vista e curiosidade.

Também pelo site é possível sintonizar os programas que serão transmitidos ao vivo pela internet, realizados pelos adolescentes, na praça central do evento, onde serão discutidos temas como Meio Ambiente na Escola e as atividades realizadas pelo grupo na conferência até agora. O primeiro programa acontece hoje, dia 14/05, às 16h.

www.ambiente21.radio.br


FISL 2015: Liberdade e direito à comunicação




O Projeto Cala-boca já morreu participa, de 07 a 09 de maio de 2014, da 15ª edição do FISL – Fórum Internacional de Software Livre.

Essa é a segunda vez que estaremos presentes no FISL realizando cobertura do evento junto do grupo de adolescentes do CESMAR (Centro Marista de Educação).

A cobertura será feita na perspectiva da educomunicação. Isso significa que não estamos preocupados em gerar a maior quantidade de matérias ou postar conteúdo online o tempo todo.

O objetivo maior da produção coletiva de comunicação feita desse jeito é possibilitar a todos os participantes do grupo a oportunidade de escolher temas de interesse, pesquisar, ouvir palestras, fazer entrevistas e depois partilhar com o público as informações e as reflexões que fizeram sobre os temas que aprenderam.

Do nosso ponto de vista produzir comunicação é, em primeiro lugar, uma oportunidade de aprender mais sobre o mundo, conversar com gente diferente e ampliar as portinhas de conhecimento disponíveis para cada participante. Num segundo momento, partilhar essas descobertas via internet, possibilitando a outras pessoas entrarem em contato com o ponto de vista dos adolescentes que realizaram as atividades de cobertura.

Além de postagens aqui no blog, iremos tirar fotos e fazer programas ao vivo pela Rádio Software Livre. Tudo será publicado aqui e na nossa página no facebook.

Acompanhe, comente e discuta esses temas conosco!

Comunicação é um direito humano e a ferramenta usada para concretizar esse direito colabora para sua total liberdade!

Bora pro FISL!

:)

Para ver nossas fotos, clique aqui!

Keuntungan Bermain Slot RTP Tertinggi di Situs Slot Online

Bermain di situs slot online yang menawarkan Slot RTP Tertinggi bisa jadi pilihan yang tepat buat kamu yang pengen menang terus. RTP Slot Gacor hadir untuk memastikan setiap taruhan yang kamu pasang berpeluang memberikan hasil besar. Gak hanya itu, RTP Slot Online jadi lebih menarik dengan berbagai pilihan game yang menyajikan RTP tinggi. Jadi, pilih situs dengan Slot RTP Tertinggi agar setiap permainan jadi lebih menguntungkan.

Related Links

Resource Links