Grupo 2 - 30 de abril de 2011


    Mais uma oficina do Projeto Cala-boca já morreu aqui no bairro do Jaguaré, com a Jovana e o Eros.
    Nós, desta vez, nos pusemos a pensar como funcionam as mídias audiovisuais Conversamos sobre a possibilidades de usá-las para expressar aquilo que sentimos durante a oficina.
    Perguntei se o grupo gostariam de criar algum vídeo dizendo aquilo que querem, e como sempre acontece, eles responderam Sim! Legal!
    Sobre o que gostariam de falar? - perguntei
    - Ah! sobre a piscina, a escola, ou sobre o tempo!
    E foi deste modo que levantamos a pauta e resolvemos falar sobre o tempo
    Depois do vídeo produzido, assistimos e conversarmos sobre como foi o dia
    Eles disseram que esse dia tinha sido muito legal e que era uma pena outras crianças não estarem participando
    Lembrei que quando tinha a idade deles chamava meus amigos para participarem do Projeto porque gostava muito e foi aí, que lancei para eles as mesmas palavras que falavam para mim:
    – Você gostou? Chama seus amigos para participarem da oficina também!
    E foi assim que terminamos nosso dia de oficina até o próximo encontro!!
Abraços
    Jefferson Santana

Encontro 3 da turma 3 - 30 de Abril

13 horas: o Cesár já havia chegado e estava preparando um novo minhocário, mas dessa vez menor que o anterior.
Chegamos eu - Cris - e o Christian que já chegou ansioso com as possíveis novidades.

13:30: chegaram a Sofia e a Grácia, Isabel, Gabrielle, a Danielle, prima das duas, e a Adriana

Depois, chegou a Isis trazendo o lanche. Huuum...pãozinho com margarina quentinho na chapa...leite com chocolate ou suquinho...Huuum!

Corda, gente, bola, comida, câmera - tudo pronto pra começar
O roteiro do dia: brincar, entender mais sobre minhocário, comer, gravar vídeo, escrever no blog .

Grupo 2 - CEU Jaguaré - 30 abril

Lançamento do livro de Tadeu Breda

Na próxima quinta-feira, de 05 de maio, Tadeu Breda vai fazer o coquetel de lançamento do seu livro "O Equador é Verde" na casa do cala-boca já morreu :)

Veja o convite e mais informações:



O Equador é verde – Rafael Correa e os paradigmas do desenvolvimento
Livro sobre o governo de Rafael Correa no Equador
Lançamento: 5 de maio, quinta-feira, às 20 hrs
Equador: história plena de desafios
Livro do jornalista Tadeu Breda desfaz mitos sobre o governo Rafael Correa e ajuda a decifrar o processo de transformação política no Equador e na América Latina
No próximo dia 5 de maio, o jornalista Tadeu Breda lança em São Paulo um extenso livro sobre o Equador antes, durante e depois da ascensão do presidente Rafael Correa e sua Revolução Cidadã. Porém, O Equador é verde – Rafael Correa e os paradigmas do desenvolvimento não fala apenas de política: questões econômicas, sociais e ecológicas permeiam as 320 páginas que constroem o retrato mais fiel já publicado em língua portuguesa sobre a história recente do país vizinho.
O livro aborda a transição reformista que vem ocorrendo no Equador e os conflitos produzidos no seio da sociedade equatoriana devido ao processo de transformação. Para cumprir com este objetivo, Tadeu Breda acompanhou de perto as eleições de 2009 e conversou pessoalmente com os principais candidatos: Lucio Gutiérrez, Álvaro Noboa e, claro, Rafael Correa, que acabou vencendo a peleja e garantindo mais quatro anos no cargo.
Igual atenção foi dada ao movimento indígena, principal força social do país e ponta de lança das transformações políticas, econômicas e sociais que estão acontecendo por lá. Uma delas é a nova Constituição Plurinacional, que ocupa posição de destaque no livro. A Carta Magna equatoriana foi a primeira na América Latina em reconhecer direitos à natureza e adotar um princípio indígena (Sumak Kawsay ou bom-viver) como modelo de desenvolvimento.
O autor também dedicou suas atenções para as influências ideológicas que definem o governo da Revolução Cidadã. Assim, pôde trazer elementos que ajudam a compreender porquê Rafael Correa fala tanto em Simón Bolívar e o que significa Socialismo do Século XXI.
Os desafios ecológicos estão presentes no tocante relato sobre um dos maiores desastres ambientais de que se tem notícia – e que aconteceu na Amazônia equatoriana quando a companhia estadunidense Chevron-Texaco despejou na floresta milhões de galões de petróleo e outros elementos tóxicos. O resultado foi a contaminação do ar, da água e do solo devido às piscinas negras que há mais de 30 anos permanecem à céu aberto em meio à mata. A população sofre diretamente os efeitos da tragédia: os índices de câncer são os mais altos do país, e o desenvolvimento humano, o mais baixo.
O livro termina com um texto aprofundado sobre a tentativa de golpe de Estado (ou teria sido motim policial?) que em setembro de 2010 manteve Rafael Correa sequestrado e à mira de pistola durante horas – e quase lançou o país novamente na instabilidade institucional.
Fruto do que pretendia ser uma grande reportagem, o trabalho de Tadeu Breda ultrapassou o almejado pela qualidade das questões e análises sobre o que vem acontecendo no Equador”, opina Maria Helena Capelato, titular de História da América Latina na Universidade de São Paulo.
O Equador é um país que historicamente esteve distante do noticiário brasileiro. Aliás, todos os vizinhos latino-americanos têm sido alvo de nosso esquecimento. A situação mudou um pouco com a ascensão dos presidentes de esquerda, mas a cobertura dos meios de comunicação, muitas vezes superficial, acaba não contribuindo para a compreensão do que de fato está acontecendo nestes países”, explica o autor.
Os episódios narrados no livro devem ser encarados como parte de um processo cujas engrenagens estão em pleno movimento. Nada está definido no Equador. Por isso, mais que jogar luzes sobre o futuro do país, busquei entender o que aconteceu no passado e o que está acontecendo no presente. Espero que essa tentativa ajude a desfazer mitos e preconceitos sobre a realidade equatoriana e consiga informar, da melhor maneira possível, o leitor interessado em decifrar o momento vivido pela América Latina neste alvorecer de século e (já não tão) novos governos.”

Contato do autor
Tadeu Breda: (11) 7964-9574 ou

Serviço
O quê: Lançamento do livro O Equador é verde – Rafael Correa e os paradigmas do desenvolvimento, de Tadeu Breda.
Quando: 5 de maio, das 20 às 23 horas.
Onde: Casa Cala-boca já morreu – Av. Henrique Schaumann, 125, Pinheiros - São Paulo-SP, quase esquina com a Av. Rebouças.
Entrada franca

Ficha Técnica

O Equador é verde – Rafael Correa e os paradigmas do desenvolvimento
Autor: Tadeu Breda
Prefácio: Gilberto Maringoni
Apresentação: Maria Helena Capelato
Fotos: Raoni Maddalena
Projeto gráfico: Bianca Oliveira
Editora Elefante
14 x 20 cm
320 páginas
36 imagens
R$ 25,00
www.latitudesul.org/livro

Mais informações
Tadeu Breda nos convida para uma viagem irresistível: percorrer os marcos visíveis e os subterrâneos de uma sociedade em turbulência há mais de uma década”, escreve o pesquisador Gilberto Maringoni no prefácio do livro, lembrando que o Equador chegou a ter sete presidentes diferentes em dez anos. “O autor realiza com rara competência um exame deste que é um dos pontos luminosos do processo de reação continental à aventura ultraliberal que varre a América Latina desde o final dos anos oitenta.”
Rafael Correa foi eleito em 2006 na esteira de três golpes de Estado civis e militares que contaram com ampla participação popular. Abdalá Bucaram foi derrubado em 1996, Jamil Mahuad, em 2000 e Lucio Gutiérrez, em 2005. Em comum, todos eles traficaram com a esperança do eleitorado: foram eleitos com uma plataforma nacionalista que prometia desenvolvimento e bem-estar, mas, uma vez na Presidência, não hesitaram a adotar políticas neoliberais pautadas pela privatização e pelo corte nos investimentos sociais (educação, saúde e subsídios).
A subserviência ao FMI e ao Banco Mundial chegou a tal ponto que, em 1999, o país simplesmente abandonou sua moeda nacional (sucre) e adotou o dólar estadunidense como unidade de circulação interna. Até hoje, os equatorianos compram e vendem com notas retratando Benjamin Franklin, George Washington e Abraham Lincoln “Talvez nenhum outro país da região tenha ido tão longe na aplicação dos processos de ajuste estrutural”, pontua Maringoni.
A chegada de Rafael Correa virou a mesa. Quando assumiu o poder, o presidente equatoriano contava com um cenário geopolítico favorável: Hugo Chávez, Evo Morales, Michelle Bachelet, Tabaré Vázquez, Néstor Kirchner e Lula governavam Venezuela, Bolívia, Chile, Uruguai, Argentina e Brasil. O Equador passava a integrar, assim, a chamada “esquerda sul-americana”. Mais tarde, radicalizaria sua posição a favor do Socialismo do Século XXI e se tornaria membro da Aliança Bolivariana das Américas (ALBA).
As políticas neoliberais, também fruto da crise capitalista e da globalização, trouxeram consequências muito negativas do ponto de vista social, e as reações contra a pobreza, desemprego e desequilíbrio econômico começaram a surgir”, contextualiza Maria Helena Capelato, professora de História da América Latina na Universidade de São Paulo (USP). “Assim foram se consolidando governos com projetos políticos que visavam mudar o rumo das políticas vigentes.”

Veja fotos do lançamento

Nossa opinião

Hoje foi um dia muito legal!

Chegamos na NOSSA casa e começamos a jogar bola.

Depois fomos fazer uma roda e planejamos o que iríamos fazer. Lá Conversamos um pouco sobre os professores da escola que não ouvem a gente,e a Grácia disse que nós fazeriamos 3 coisas: ver como funciona uma câmera,fazer uma gravação e ver o vídeo pronto, além de ver como se faz um minhocário.

O César explicou para a gente o que as minhocas gostam de comer e que existem 2 tipos de minhocas: a minhoca brasileira e a minhoca californiana.



E depois nós fomos brincar mais.

Enquanto a Cristina e a Adriana faziam uma torta,a gente comia bolacha e bebia suco. Depois nós fomos brincar. Então a Grácia falou que a gente teria que parar de brincar para começar a gravar. Mas a gente queria continuar brincando e eles concordaram. Quando acabamos de brincar fomos comer a torta que estava muito boa e com um cheirinho muito bom. Depois fizemos uma outra roda e conversamos sobre o porque de nós não termos feito as três coisas combinadas. Além de conversarmos sobre o que foi bom. Depois continuamos brincando.
Sofia e Gabrielle
...
oi meu nome é Isabel,tenho 7 anos gostei muito da Sofia e da Isis gostei deste sabado fiz o minhocario que é a casa das minhocas o cesar ajudou as crianças a emtender o que é minhocario foi muito legal e no outro sabado vou estar com voceis um beijo e um abraço para o cala boca nossa casa tchal 16/04 de 2011
Isabel fernannda lima da silva cruz
...


Chegou mais geeente!!!

Acabaram de chegar as meninas Isabel e Gabriele com a mãe Adriana.
As duas se juntaram à turma da bola e a Adriana está descascando os legumes para uma deliciosa torta.

Encontro 2 da turma 3 - dia 16 de abril

Já chegaram na casa, as crianças Christian e Sofia, que estão jogando bola com o Cesár (olha só as fotos...)

Enquanto isso, a Grácia ta arrumando os alimentos que vão virar a torta do dia e eu, Cris, estou registrando o processo.

Vá acompanhando ai.

Mexendo com a terra

Dia 09 de abril de 2011, 13h55, Rua Henrique Schaumman, 125. Foi nesse lugar, dia e horário que as atividades do novo grupo de crianças do Cala-boca já morreu começou. Estávamos em 8 crianças e 8 adultos. Davi, Dante, Julia, Isabel, Gabriela, Felipe, Sofia e Cristiano, os pequenos. Grácia, Adriana, Cris, Mariana kz, Breno, Cesar, Isis e Fernando, os grandes.

A proposta do dia foi se conhecer e conhecer a casa. Começamos com uma conversa de boas vindas, apresentando cada um e apresentando a casa e o que vamos fazer aqui. Depois colocamos a mão na massa! Mão na terra e amassa e encontra minhoca e planta, tudo pra começar já cuidando da nossa casa, que é de todos que a frequentam, a ideia é plantar florzinhas no canterinho de entrada. No fim do dia, comemos juntos e brincamos.

Veja aí o que alguns quiseram registrar sobre o dia. Bom começo!

Nós mexemos com a terra, nos divertimos muito. Tirei as minhocas e bichos da terra - Dante.

Cortei as madeiras pra por na terra e foi muito legal. Cortei a terra com a pá. Brinquei com o Cris também. - Felipe.

Foi bom. Fiquei brincando com a terra. - Isabel.

Dia de festa no Cala-boca já morreu

Quem são os adultos que a Kz falou no post de cima?

Adriana e Cristina (Cris) são alunas de Pedagogia e integrantes do GEP - Grupo de Educomunicação e Formação de Professores, da Faculdade Sumaré, do qual sou coordenadora, e são mães de Christian (5 anos), Gabi (10 anos) e Isabel (7 anos), respectivamente.

Breno é comunicador digital, namorado da Kz, tio dos gêmeos Júlia (9 anos) e Davi (9 anos) e também irmão do Dante (9 anos).

Fernando é "o cabra forte", do Cala-boca já morreu (CBJM) e que agora passa a produzir comunicação ao lado de seu filho Filipe, de 5 anos.

Mariana Kz é do CBJM e, por ser namorada do Breno (aquele já mencionado), passa também a partir de hoje a mediar grupo de crianças já 'meio parentes suas'.

César é do CBJM, tio da Sofia e meu genro.


Mas, esses adultos não estarão fazendo estágio no Cala-boca já morreu.

O que vai acontecer aqui está tem a ver com Educomunicação: todos vamos vivenciar (com os 5 sentidos e também com a cabeça e o coração) teoria e prática nos mínimos detalhes das atividades desenvolvidas com as crianças.

Detalhes desse FESTA (que apenas começou), vocês vão poder acompanhar a cada novo sábado que a gente viver aqui...

Grácia

Keuntungan Bermain Slot RTP Tertinggi di Situs Slot Online

Bermain di situs slot online yang menawarkan Slot RTP Tertinggi bisa jadi pilihan yang tepat buat kamu yang pengen menang terus. RTP Slot Gacor hadir untuk memastikan setiap taruhan yang kamu pasang berpeluang memberikan hasil besar. Gak hanya itu, RTP Slot Online jadi lebih menarik dengan berbagai pilihan game yang menyajikan RTP tinggi. Jadi, pilih situs dengan Slot RTP Tertinggi agar setiap permainan jadi lebih menguntungkan.

Jika Anda mencari platform terpercaya, pilihlah Situs Slot Deposit 5rb. Dengan layanan unggulan dan deposit yang terjangkau, situs ini menjadi favorit para pemain slot online. Menawarkan beragam game menarik, situs ini memberikan pengalaman bermain yang seru dan menguntungkan.

Related Links

Resource Links