Gratidão


Uma notícia triste: no dia 24 de maio, faleceu Pablo Ramos, quem nos convidou para apresentar o Projeto Cala-boca já morreu, especialmente os programas de tv, no 11° Encontro "O universo Audiovisual del niño latinoamericano", na cidade de Havana/Cuba, no ano de 1997.

Nessa época, o Cala-boca já morreu era um projeto sem fins lucrativos do Instituto GENS de Educação e Cultura. Só depois, em 2004, é que viria a se constituir como uma uma instituição sem fins lucrativos como vocês conhecem atualmente.

Nesse tempo ainda não se falava com a mesma força que hoje sobre Educomunicação. Os estudos se voltavam para as relações entre Educação e Comunicação. Pablo Ramos,  um dos pesquisadores, era responsável pela realização de encontros internacionais que reunia, durante a semana do cinema novo cubano, trabalhos audiovisuais voltados para crianças .

Nesse encontro ouvi sobre o nosso trabalho o que JAMAIS vou esquecer: ao possibilitar que grupos se reúnam para produzir comunicação de forma coletiva e elas podem dizer o que sentem e pensam sobre assuntos de seu interesse, estamos contribuindo para a saúde mental dessas pessoas.

Desde então, nossa visão se ampliou... "Otras ventanas" se abriram e alargaram nosso entendimento sobre Educomunicação.

Muchas gracias, Pablito! 


Para saber mais sobre Pablo Ramos, leia
OCLACC y la comunicación latinoamericana de luto
Falleció el cineasta cubano Pablo Ramos



Cala-boca já morreu - uma proposta de educação pelos meios de comunicação

Sabemos que não é nada simples definir o que se quer, defender ponto de vista com argumento,  expressar com propriedade ideias e sentimentos, envolver-se com os outros com generosidade. Isso tudo porque, desde pequenos, somos ensinados a considerar natural esse modo com que levamos a vida, como se somente houvesse um jeito de viver em sociedade...
Porque pensamos ser possível aprender outros valores e encarar a vida como fonte inesgotável de possibilidades criadoras em benefício dos indivíduos e dos grupos, é que o Cala-boca já morreu, desde 1995 vem se consolidando como uma proposta de educação. Usamos os meios de comunicação como ferramentas que possibilitam fortalecer cada um dos que desejam aprender outras formas de convivência social.
O que você vai ler logo abaixo é o registro escrito por Bárbara, umas das adolescentes participantes do Cala-boca já morreu, por livre vontade, sobre o que fizeram (ela e mais 9 pessoas), durante a tarde de sábado do dia 11 de maio.
...
Participantes
Milena, Mylena, Mariana, Maryana, Tiago, Fabricio, Barbara, Mayara, Pamela, Juliana, Camila Sofia, Jefferson

Hoje de manhã
- eu, Bárbara, Mylena, Maryana e Fabrício chegamos mais cedo para conversar mais sobre o teatrinho que fariam para aula de inglês mais tarde, depois resolveram gravar um vídeo curtinho, mas só vão mostrar na próxima semana!
- Aula de inglês
Hoje o grupo da aula de inglês apresentou o teatrinho para treinar apresentações, a Milena Klinke gravou! :) Todos gostam muito da aula e têm vontade de ter aula de inglês durante mais que 2 meses como havíamos pensado no início; Também acham que é pouco tempo de aula (1h).
- Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente
Aconteceu na quinta-feira, dia 09/05/2013, uma vídeo conferência explicando mais sobre o processo da IV Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente. O vídeo estará disponível nesse site http://conferenciainfanto.mec.gov.br/http://conferenciainfanto.mec.gov.br/
Terá, na terça-feira, dia 14/05, às 9h30 a reunião da Comissão Organizadora Estadual de São Paulo - COE, que é responsável pela realização das conferências escolares, regionais e estadual aqui no estado. Pamela, Mayara e Barbara falaram que vão participar com Mariana Manfredi, César e Kz.
O endereço é: Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores – EFAP, localizada à Rua João Ramalho, 1546, Perdizes – São Paulo
- Passeio - sábado passado
Foi bem legal o passeio ao Ibirapuera, a gente fez um pique-nique, brincamos de vôlei, batata quente, telefone sem fio... Depois, o grupo se dividiu entre quem queria brincar e quem queria aprender sobre enquadramento. A Manfredi conversou conosco sobre tipos de enquadramento, aí a gente se dividiu em duplas e por tipo de enquadramento com o tema meios de transporte no parque. Foi bem legal!
- Nosso calendário
Decidimos que iremos ao show dos Barbatuques no dia 25/05. Então ficamos assim:
18/05 - Assistir à peça "Rua Florada, Sem Saída" no Engenho Teatral
25/05 - Show dos Barbatuques
01/06 - Feriado
08/06 - Renata Pudo
15/06 - Entramos ao vivo com a entrevistas que faremos com os atores da peça "Rua Florada, Sem Saída"
- O que vamos fazer hoje
- Conversar mais sobre enquadramento
- Brincar
- Comer
- Se organizar para a entrevista com equipe da peça "Rua Florada, Sem Saída"

Atividades do Cala-boca já morreu no dia 4 de maio


Terceira idade - uma área de atuação do Cala-boca já morreu


Sexta, 19 de abril 2013, ocorreu um novo encontro do grupo de treinamento de memória. Na primeira parte do nosso encontro estudamos sobre os processos neurológico do cerebro. Lemos alguns textos que relatavam o funcionamento de nossos processos de memorização. Em seguida fizemos alguns exercícios visando ao entendimento das etapas de aprendizado. 

Abaixo uma nova entrevista, desta vez com a Cori, integrante do grupo




Related Links

Resource Links