Cala-boca já morreu encerra mais um de seus trabalhos

O Projeto Rádio Ambiente 21, uma realização do SESC SP e correalização do Projeto Cala-boca Já Morreu, durou 8 meses, mas foi apenas o começo de um lindo trabalho que mostrou o que adolescentes e jovens de 13 a 29 anos são capazes de realizar. Conversar com respeito, olhar com profundidade e seriedade para questões que lhes interessa, questionar se o que pensam é o que realmente pensam, a não se contentar com respostas "preguiçosas" que escutam por aí a todo momento, a repensar relacionamentos, a usar a tecnologia para dizer o que sentem e pensam e um tantão de coisas mais que tenho certeza ter feito muita gente repensar e resignificar muitos aspectos da vida.
Para escutar os programas de rádio feitos ao vivo durante esse processo de 8 meses e conhecer um pouco mais sobre tudo o que rolou, acesse o site www.ambiente21.radio.br 
No vídeo a seguir, alguns momentos dessa história 
 Vídeo e texto de Camila Doretto

SESC Consolação encerra o projeto Rádio Ambiente 21

foto de Victor Adelino - SESC Consolação

Neste dia 31 de outubro de 2012, quarta-feira, o Projeto Cala-boca já morreu, encerra o projeto piloto do Programa Juventudes do SESC SP

Projeto Rádio Ambiente 21 - relatório final



Aqui, na íntegra, o relatório do trabalho que realizamos no Sesc SPaulo, unindo Educomunicação, Juventude e Meio Ambiente.

Sumário
- O projeto: página 6
- Os participantes: p. 9
- Detalhamento das atividades do Projeto: p.18
- Considerações finais: p.53


Educomunicação e questões ambientais

Vai ficando mais evidente que escrever é escrever-se, isto é, é tornar público de que lado se está, assim como falar no rádio é aprender a se responsabilizar pelas próprias palavras. 
E quais são as nossas próprias palavras num tempo marcado por tantas ideias-lixo que tentam nos tornar apenas objetos em favor de valores de mercado, que nos levam a reproduzir um discurso que nos aliena de nós mesmos?
Neste momento em que o Projeto Cala-boca já morreu encerra a fase piloto do Rádio Ambiente 21, partilho com vocês um bate papo antigo, promovido pelo Educarede, que retoma alguns pontos importantes que destacamos sobre Educomunicação no encontro de formação do Programa Juventudes/ SESC SP, no dia 23 de outubro/2012.
Grácia Lopes Lima


SESC Pompeia se despede do Rádio Ambiente 21

Dia 27 de outubro, mais um sábado de encontro do Cala-boca já morreu com Maurício, Tiago, Mayara, Pablo, Thales, Pâmela, Rafaela, Juliana, Ane, Marina, Nancy, Sofia, Yvson, Vitória, Juh Guilherme, Erika.

Foram momentos tão bons, tão intensamente vividos, que o choro do final do dia nem será de tristeza, apenas uma forma de dizer que o projeto piloto do Programa Juventudes do SESC SP foi muito bom.

Nossos agradecimentos `a Walquíria, `a Fernanda e todos os responsáveis pela unidade do SESC Pompeia pelo tempo de convivência

Projeto Rádio Ambiente 21 encerra hoje no SESC Interlagos


Hoje tem festa no SESC Interlagos!



Ao se despedirem do Projeto Cala-boca já morreu, o grupo formado por Thamires, Daniela, Jônatas (o Jhow), Jeferson (o Jef!), Rafaela, Isabelle (a Isa), Henrique (Hicky), Yvson, Gláuber (Binho), Érika, Pâmela, Jaqueline, Angela, Amanda, Bárbara, Milena, Alex, Maria Eduarda (Duda), Letícia (Lelê), Gabi, Maria Karoline e Lígia (Lih) ilustram, mais uma vez, que adolescentes e jovens de 12 a 21 anos podem conviver no mesmo espaço, conseguem se dedicar com seriedade ao estudo de temas atuais, podem fazer uso de tecnologias para rever conceitos e comunicar o que sentem e pensam sobre o que descobrem juntos...

Nossos agradecimentos aos responsáveis pela unidade do SESC Interlagos pela realização desse projeto piloto.

Termina hoje o Projeto Rádio Ambiente 21 no SESC Santo André

Depois de 8 meses, é hora de fechar um ciclo.
Os encontros, marcados pelo uso da palavra cheia de vigor, mais uma vez mostraram que vale a pena estar junto para criar.
Nosso carinho para a Diane, Murilo, Adriana, Carol, Vinícius, Brendon, Samanta, Davi, Jonatan, Jhenifer, Lucas, Luís, Amanda, Mateus, Anderson, Daniel, que estiveram conosco nesse tempo que foi MUITO bom!
Agradecemos a Gabi, o Pedro e todos os responsáveis pela unidade Santo André.

Cala-boca já morreu participa do Encontro técnico Juventudes, no SESC central SP

No dia 23 de outubro de 2012, fomos convidados para apresentar o "Rádio Ambiente 21", projeto piloto do Programa Juventudes do SESC, para representantes técnicos de todas as unidades do estado de São Paulo.

Na parte da manhã, depois da abertura oficial pela gerente da administração central, Maria Alice Nassif, seguida das palavras de Lucy Franco - da GEPSE (gerência de programas socioeducativos), os participantes ouviram o relato da experiência piloto, sob a ótica de jovens e técnicos do SESC Consolação, Interlagos, Pompeia e Santo André, as 4 unidades envolvidas, bem como de representantes do Cala-boca já morreu, instituição corresponsável pela proposta.

Na sequência, Grácia Lopes Lima realizou uma palestra sobre "O que é Educomunicação" Finalizando o dia, sob mediação do Cala-boca já morreu e dos jovens presentes, os técnicos vivenciaram a realização de uma produção coletiva de rádio.

Entrevista com o UWC

No último sábado, 20 de outubro/2012, o estúdio da Rádio Cala-boca já morreu recebeu a visita de Nina Best, Lucas Damasceno, Karl, Isis e Joel. Eles são ex-alunos do UWC - United World Colleges, ou Colégios do Mundo Unido, uma associação sem fins-lucrativos que compreende doze escolas de ensino médio localizadas em 13 países do mundo (Estados Unidos, Itália, Canadá, Índia, Noruega, País de Gales, Venezuela, Suazilândia, Hong Kong, Cingapura, Costa Rica, Bósnia-Herzegóvina e Holanda).

Em cada escola, estudantes e professores de mais de 100 nacionalidades e etnias, representando as mais variadas raças, culturas, nacionalidades, religiões e orientações políticas, convivem em um ambiente desenvolvido com o intuito de promover a paz e a compreensão entre os povos por meio da educação.

A entrevista foi realizada por 20 participantes do Projeto Cala-boca já morreu, com idade entre 07 e 25 anos. A intenção foi possibilitar aos jovens o contato com outras possibilidades de formação, num tempo em que estão definindo o rumo que darão a suas vidas.

As inscrições para o processo de seleção estão abertas até dia 09 de novembro. Mais informações estão disponíveis em www.uwc.org.br

quantas histórias já vivemos...

O tempo passa e, se não tomarmos cuidado, nomes importantes podem ser esquecidos e isso não pode acontecer... Nessas imagens aparecem Isis Lima Soares, Thiago Lolo, Mariana Manfredi, Mariana Kz, Jefferson de Souza Santana, Tiago Santos Luna, Fernando Cabral, Sofia Soares, Laúcia Almeida, Maíra Moraes dos Santos, Vitor Massao, Mayra Lima Soares, Cristina Lopérgolo (representante da parceria com o Ambulatório de Especialidades do Butantã/SP), Sérgio Urquiza (psiquiatra responsável pelas oficinas de vídeo no Centro de Saúde da Vila Dalva/SP), Samuel Barreto e Mário Mantovani (SOS Mata Atlântica), Sérgio Gomes e Ana Luisa Zaniboni/OBORÉ), Marcos Ferreira Santos/ FE/USP,

Replantio e chegada de mais ervas

Oi Amigos,

Segue o que foi desenvolvido em Setembro e início de Outubro de 2012 na horta.

Em Setembro ocorreu o replantio da alfazema, cânfora, erva cidreira, novalgina e orégano para vasos maiores. O replantio da alfazema contou com a ajuda da Conceição, responsável pela faxineira semanal da casa.

No inicio de Outubro, mais duas ervas chegaram na horta: o alecrim e a couve . A couve foi sugestão de um aluno do Programa de Treinamento da Memória, que acontece às sextas-feiras na Casa.

Havendo novidades, coloco aqui no blog

Plantamos um ipê

César, Anne, Guilherme, Juliana, Lúcia, Laúcia, Maurício, Rafaela e Tiaguinho tiraram a tarde pra plantar um pé de ipê que já estava passando da hora de sair do vaso e ir pro chão...

Olha só como foi o processo....Daqui a uns bons anos quem plantou vai dizer pros seus filhos "tá vendo aquela arvinha? Eu plantei, quando era jovem!..." Haha...

Related Links

Resource Links