Cala-boca já morreu participa do "Diálogo aberto sobre Mídia e Infância"

No dia 26 de novembro, a convite da Escola Vivendo e Aprendendo, de Brasília, César de Lucca participou de uma mesa de debates tratando de produção coletiva de comunicação por crianças, na perspectiva que desenvolvemos no Projeto Cala-boca já morreu, ao lado do Instituto Alana que destacou a necessidade de controle sobre a publicidade que diretamente contribui para formar crianças para o consumo.

Os vídeos abaixo trazem um pouco do que César partilhou com professores e pais interessados em aprofundar a reflexão entre Criança e Mídia




Mais que um presente para a casa...



Nesse vídeo, a demonstração de que a meninada do CBJM entendeu o recado: "a nossa casa é onde a gente está", como diz Arnaldo Antunes

Rádio Cala-boca já morreu

No sábado, 12/11/11, a Rádio Cala-boca já morreu entrou no ar com 4 programas.

Pela manhã, os participantes do grupo de estudos da Faculdade Sumaré e do Lab_Arte FE-USP,  voltados para a Educomunicação e Formação de professores,  trataram da greve na USP

`A tarde, na 1ª parte do programa "As crianças falam no rádio", ouvimos uma conversa sobre tatu-bola e macaco. Na 2ª parte, o tema escola serviu para várias considerações interessantes.

O dia terminou com o grupo de adolescentes discutindo o que pensam e sentem sobre os temas vida/morte.

Você pode ouvir todos esses programas aqui embaixo.

Para ouvir todas as produções da Rádio Cala-boca já morreu basta clicar aqui


Programa "As crianças falam no rádio"

Parte 1 - tatu bola, macaco...

ou clique aqui
Parte 2 - escola...











ou clique aqui


Programa dos adolescentes
Tema: vida/morte...











ou clique aqui


Grupo de estudo "Educomunicação e Formação de Professores"
Tema: greve na USP

ou clique aqui

Terceiro Elemento: Fogo


Hoje é dia 25.11.11

Fogo, petróleo e ar

Hoje, no CBJM, conversamos sobre o elemento Fogo, mas dentro desse assunto veio o tema Petróleo e as energias renováveis e não-renováveis. Lemos uma lenda chamada Pandora, Minarã e o Fogo. O tópico: As principais fontes de energia. Textos retirados do livro "Fogo" Mudanças ambientais globais, pensar + agir.
Ficamos indignados com o problema das energias renováveis e não renováveis, já que usamos o petróleo em peso (energia não-renovável). Notamos que o Brasil tem estrutura para produzir energia renovável, mas não entendemos porque isso ainda não acontece. Podemos usar o lixo para produzir energia, poupando petróleo e consequentemente tirando uma grande quantidade de lixo dos aterros. A anos a população sabe da importância da reciclagem para o nosso planeta, mas não contribui com a melhora da situação. Então a reciclagem ajudaria a tirar lixo do planeta, e o lixo orgânico ajudaria gerar energia elétrica.

Bárbara Miranda, Jorge, Laúcia, Mylena, Maryana e Lúcia.

Continuaremos no próximos encontro do Terceiro Elemento: Fogo.

Segundo Elemento: Terra


Processo do Projeto - Quatro elementos na Baixada do Glicério

Hoje é dia 18/11/2011

Hoje no Cala-boca já morreu, continuamos com a discussão da semana passada sobre o projeto de video informativo. O tema foi poluição na terra; no texto que trouxemos descobrimos as causas da poluição como: lixo domésticos, eletrônicos, industriais, fertilizantes, detritos da criação de animais e pesticidas.
Assim como no texto anterior descobrimos novas palavras.
Deposição é um acúmulo de coisas desnecessárias, quase o mesmo significado de descarga, que é descartar o que não usamos mais como: pilhas, óleo de cozinha, eletro domésticos, madeiras , pneus etc...
Quando o lixo não é armazenado do jeito correto ele vai para aterros sanitários e a água da chuva leva os produtos tóxicos para o solo que entra em contato com a água que vai parar nos rios e lagos e acaba voltando pra nossa casa.

Pessoas presentes: Laúcia ,Mylena, Maryana , Laura, Julyana, Jorge, Jaqueline, Bárbara, Lúcia e João.

Primeiro elemento: Água


Processo do Projeto - Quatro elementos na Baixada do Glicério

Hoje é dia 11.11.11

Nós discutimos sobre elemento Água. A Bárbara trouxe uma pesquisa sobre o Rio Tamanduateí, que fica perto da nossa casa, a Baixada do Glicério; Próximo a Sé e a Liberdade - São Paulo.
Discutimos sobre o texto, e descobrimos novas palavras e na próxima semana discutiremos sobre novos elementos. Descobrimos também que Tamanduateí significa, em "tupi", rio de muitas voltas. Observamos no texto que algumas palavras eram difíceis de compreender o significados, como "hiatos", "sulcando", "pestilento" e etc.
Nós entendemos que antigamente o rio Tamanduateí era mais largo, mais as pessoas do poder (os ricos) construiriam avenidas, estações de trem e metrô, terminais e locais para moradia da população. Aqui atualmente está toltalmente poluído, e assim chega até o rio Tietê, degradando o mesmo.
O rio Tamanduateí nasce na Serra do Mar e desagua no Tietê.

Produzido por: Bárbara Miranda, Jaqueline Pereira, Laura Soares, Laúcia Almeida, Evellyn Freitas, Jorge Luís, Lúcia e João.

Cala-boca já morreu no TEDx Jovem de dezembro

Isis Lima Soares é uma das convidadas para contar sua história no TEDx Jovem que vai acontecer na UMAPAZ, no Parque do Ibirapuera.

Conheça um pouco do que será esse evento, acompanhando o bate papo conduzido por Maurício Curi com André Gravatá e Mariana Resegue, idealizadores do TEDx Jovem, e a convidada Isis, contando parte do que vai conversar pessoalmente, no próximo dia 4 de dezembro.

Keuntungan Bermain Slot RTP Tertinggi di Situs Slot Online

Bermain di situs slot online yang menawarkan Slot RTP Tertinggi bisa jadi pilihan yang tepat buat kamu yang pengen menang terus. RTP Slot Gacor hadir untuk memastikan setiap taruhan yang kamu pasang berpeluang memberikan hasil besar. Gak hanya itu, RTP Slot Online jadi lebih menarik dengan berbagai pilihan game yang menyajikan RTP tinggi. Jadi, pilih situs dengan Slot RTP Tertinggi agar setiap permainan jadi lebih menguntungkan.

Related Links

Resource Links