Projetos "Rádio Ambiente 21" e "Rádio Reserva" na VII Conferência “O Melhor de Ambos os Mundos”

Sesc SP apresentou na VII Conferência “O Melhor de Ambos os Mundos”, na Malásia, este vídeo que evidencia as aproximações possíveis e necessárias entre "Educomunicação, Juventude e Meio Ambiente", a partir dos Projetos "Rádio Ambiente 21" e "Rádio Reserva", correalização Sesc/Cala-boca já morreu.

O evento aconteceu de 6 a 12 de setembro de 2015, na Rainforest Discovery Centre, cidade de Sabah, Malásia.

A Conferência “O Melhor de Ambos os Mundos” teve início em 1998, na África do Sul e as edições seguintes alternaram sua realização entre Malásia e África do Sul até o ano de 2013.

Em 2014, o encontro foi realizado pela primeira vez no Brasil, no Sesc Bertioga, correalização com a Universidade de São Paulo (USP) e Sesc SP. "Como a educação para a sustentabilidade deve estar atrelada aos contextos político-sociais" foi o tema de 2015, quando o Sesc SP apresentou o projeto "Radio Ambiente 21", correalização com o Cala Boca Já Morreu - porque nós também temos o que dizer!

O projeto consistiu na criação coletiva de programas de rádio e transmissão, ao vivo, via internet, de programas inteiramente produzidos por jovens de 13 a 29 anos e educadores, que trabalharam na perspectiva da educomunicação, procurando articular aspectos do cotidiano com questões socioambientais. Inicialmente participaram cerca de 80 jovens das unidades Consolação, Interlagos, Pompeia e Santo André, num período de seis meses.

O objetivo foi discutir o direito humano à comunicação, promovendo discussões críticas acerca dos fenômenos sociais e reforçando que educação e comunicação caminham juntas. O projeto contou também com quatro reuniões entre os jovens e educadores das unidades envolvidas, além do "Encontro de Juventude e Meio Ambiente", no Sesc Itaquera. Além disso, parte dos jovens foi escolhida, pelos próprios colegas, para participarem da cobertura da Rio + 20 e Rádio Cúpula dos Povos, desenvolvendo conteúdos críticos sobre o evento com registros em foto e áudio.

Outra ação dos jovens foi o acompanhamento da inauguração do Sesc Sorocaba, onde também criaram programas de rádio para abordar a temática do evento e a opinião do público. Motivado pelo processo de criação da Reserva Sesc Bertioga (futura RPPN – Reserva Particular do Patrimônio Natural) e a realização da VI Conferência “O Melhor de Ambos os Mundos” em Bertioga, os jovens que integraram a Radio Ambiente 21 foram convidados a participarem, juntamente com jovens moradores de Bertioga, da cobertura da conferência que contou com 240 participantes de 17 países diferentes.

A experiência motivadora gerou o projeto Rádio Reserva. Seguindo as bases conceituais da Radio Ambiente 21, interagindo diretamente com o processo de elaboração do plano de manejo da futura RPPN Sesc Bertioga, esta edição das oficinas contou com participação dos jovens de Bertioga que tiveram a oportunidade de entrar em contato com os pesquisadores que realizaram o diagnóstico da área da reserva. 

Os programas de rádio, com debates e entrevistas que compartilharam conhecimentos sobre o processo de criação desta unidade de conservação, também analisaram e geraram informações sobre o território do entorno da área (os bairros e as percepções dos moradores sobre o ambiente), sobre comunicação e o papel do jovem na cidade de Bertioga. 

Com estes projetos, reconhecidos internacionalmente, o Sesc estimula o diálogo das áreas de educação para a sustentabilidade e juventudes, tendo como retorno dos jovens o entendimento que eles perceberam que todos, independente de idade, gênero, nível econômico ou qualquer outra condicionante, tem direito à comunicação e não só o de receber informação. 

Mais do que produzir programas de rádio, estes jovens efetivamente realizaram leituras críticas da realidade e compartilharam ideias e expectativas. Olhar o território faz parte da ação educativa que promove a cidadania e a autonomia dos jovens. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário