Treinamento de Memória - 26/04/2013

Sexta-feira, dia 26 de abril de 2013, ocorreu na casa Cala-boca já morreu mais um encontro do grupo de Treinamento de Memória. Pela primeira vez tive contato com conceitos e práticas que trabalham a memória semântica- aquela responsável pelas lembrar de  longo prazo e aprendizados que resgatam a nossa vivência.

Para entender este conceito, fizemos alguns exercícios cujo o objetivo era a decifração de alguns nomes, exemplo: Aitpracaí - Patricía ou Bleasl- Isabel.

Neste caso específico, necessitamos de dicas para a realização deste trabalho. Quando não lembramos de algumas palavras, recebemos pistas para chegarmos ao resultado que queremos. Nossos  processos mentais não trabalham com habilidades tecnicas,  por isso não precisamos saber os nomes especificos dos conceitos de memórização para lembramos de algumas coisas.

“Eu procuro situações, locais para ver se encontro algumas palavras que se encaixem nos exercícios. Além disso, procuro fugir dos meios técnicos do qual sempre fiz parte”- disse o Romeu, professor de física, integrante do grupo.

“Nosso cérebro já tem gravado algumas palavras e é só trabalharmos bem ele para lembrarmos delas” explicou Maria Lúcia, doutora em gerontólogia e responsável pelo trabalho.

Nosso próximo encontro será dia  03 de maio.

Esse é o Romeu


Texto de Jefferson Santana


Nenhum comentário:

Postar um comentário