Treinamento de Memória - 12/04/2013




Na sexta-feira, dia 12 de abril de 2013, ocorreu mais um agradável encontro com o grupo de treinamento de memória, na Casa Cala-Boca já morreu. Quase todos os participantes envolvidos no projeto estavam presentes.

Neste último encontro, tivemos como proposta de trabalho elaborar novos conceitos de palavras, partindo das iniciais ou terminações de algumas delas. Na tentativa de rememorar algumas destas palavras, tivemos como princípio analisar o funcionamento dos nossos processos mentais, buscando encontrar modos diferentes de pensar e agir na construção linguística.

"Tais exercícios nos esclarece sobre o funcionamento do cérebro". Assim identificou Maria Lúcia  gerontóloga, responsável pelo projeto. Yeda, integrante do grupo, nos contou sobre o funcionamento de seus processos mentais a partir do momento em que tentou identificar no tempo seu primero contato com determinada palavra. Segundo ela, sua rememoração só foi possível porque tinha um significado real na lembrança: "ouvi pela primeira vez essa palavra nos tempos em que morava lá em Recife".

Assim, terminamos mais um dia de encontro, conversando sobre as nossas impressões do funcionamento da mente e do cérebro. Espero que tenha gostado. Até a próxima!

Entenda mais deste trabalho vendo a entrevista da Glaydes participante do grupo:

 




Jefferson Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário