Metas do Milênio


No dia 16 de março de 2013 a Rádio Cala-boca já morreu veiculou um programa que avaliou o cumprimento das Metas de Desenvolvimento do Milênio, estabelecidos pela Organização das Nações Unidas, em 2000. O motivo desse programa foi um convite recebido pelo João Felipe Scarpelini, da Coalizão de Jovens pelo Pós-2015, e integra um esforço de diversos organismos internacionais para a construção de uma agenda de desenvolvimento global pós-2015 (prazo que os 191 países tem para apresentar resultados sobre o cumprimento das Metas).

Para ter condições de avaliar as 8 metas, o grupo, composto por 20 crianças e adolescentes com idade entre 9 e 22 anos, se debruçou para entender e aprofundar seus conhecimentos sobre cada objetivo. O caminho escolhido para dar conta dessa tarefa foi identificar questões do cotidiano dos participantes que estejam relacionadas, de alguma maneira, com as metas do Milênio. Esta opção permitiu ao grupo entender a importância de buscar informação como forma de compreender criticamente a realidade que vivem, como também de atuar sobre ela.

O programa, disponível abaixo, trata dos temas Merenda Escolar e Escola Integral, que se relacionam diretamente com as metas de Erradicação da Pobreza Extrema e Combate à Fome, Educação Básica de qualidade para todos e Redução da Mortalidade Infantil. Além das questões trazidas pelos participantes do programa, o programa contou com a participação de ouvintes pela página do Projeto Cala-boca já morreu no facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário