Mais detalhes de nossa ida ao FISL 13


Entre crianças e adolescentes, sete fomos representar o projeto Cala-Boca já morreu em Porto Alegre, em um evento de Software Livre. Tudo isso aconteceu entre os dias 25 e 28 e julho.

Na quarta-feira, dia 25 de julho, Bárbara, Fabrício, Guilherme, Laúcia, Maryana, Sofia e eu viajamos para Porto Alegre (para uma grande parte foi a primeira vez que viajaram de avião).

Muito ansiosos, fomos direto do aeroporto para a PUC (local onde aconteceu o FISL 13), com mala e tudo. Bem divertida a hora em que nos apresentaram para um pequeno grupo das Redes Livres/ CESMAR (Centro Social Marista ).

Foi junto com eles que fizemos a cobertura do evento. Nos dividimos em grupos de três para conhecer os stands do FISL e, no final da tarde, já tínhamos bastante informações para o programa de rádio do dia seguinte.

Na quinta-feira, dia 26 de julho, nós saboreamos um delicioso café da manhã na CAJU (Casa da Juventude). Também nesse lugar era onde jantávamos na maioria das vezes.

O nosso programa foi ao ar pela Rádio Software Livre, nesse mesmo dia, `as 17h. Mesmo tendo vinte pessoas dentro de um espaço pequeno, e para a metade do grupo ser a primeira vez a falar numa rádio, conseguimos organizar os blocos e comentar diversos assuntos com tranqüilidade. Eu e minha irmã, Maryana, que temos certa experiência em programas de rádio, podemos afirmar com certeza que todos juntos fizemos um ótimo programa de rádio.

Na sexta-feira, dia 27 de julho, já estávamos habituados tanto com o clima de Porto Alegre como com o grupo do CESMAR para fazer programa de rádio.

Não posso deixar de falar que nesse mesmo dia visitamos o Centro Social Marista. Foi muito bom, pois conhecemos todas as áreas e a maioria dos projetos que lá são oferecidos. Finalizamos o dia no Galpão Criolo, uma churrascaria da zona sul de Porto Alegre. Apesar de cansados, a volta foi bem animada.

Aproveito esse momento para agradecer o senhor Salvador ( motorista do ônibus ) por ter nos levado em vários lugares e ter tido paciência com a nossa cantoria.

No sábado, dia 28 de julho, foi o último dia em Porto Alegre e deixamos esse sábado para conhecer melhor a cidade. Nos despedimos da CAJU e embarcamos em um ônibus especial de turismo que rodou principais bairros e pontos turísticos de Porto Alegre.

O nosso último ponto foi no Mercado Municipal. Nos separamos por um tempo para conhecer melhor lá dentro. No meio do dia voltamos para a PUC e almoçamos por lá mesmo.

Antes da palestra que os meninos do CESMAR iriam fazer no FISL13, a gente visitou o Museu de Ciências com várias exposições e experiências. No final do dia nos despedimos de todos e, principalmente, do Felipe Santos uns dos organizadores do FISL que nos ajudou muito.

Mylena, 14 anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário