Cala-boca já morreu no FISL13!





  Acordamos 4h30 da manhã! Todo mundo animado! Fomos a Porto Alegre participar do FISL13 (Fórum Internacional do Software Livre) e fazer a cobertura do evento em rádio, a convite do Felipe Santos, do CESMAR (Centro Social Marista) de Porto Alegre. 


 O FISL é um evento que promove o encontro de comunidades de Software Livre. Mundialmente reconhecido, o FISL é o resultado do trabalho, da colaboração e do envolvimento de milhares de pessoas que acreditam no software livre e na força da comunidade, no Brasil e fora dele.


 O Projeto Cala-boca já morreu que também partilha da filosofia do software livre, decidiu que participar desse evento seria uma boa oportunidade para conhecermos mais sobre esse tema e também sobre o CESMAR.

O CESMAR  trabalha com educação de crianças e adolescentes, com várias atividades e uma delas é o Polo de formação tecnológica. Uma das ações desse polo é o  recondicionamento/reabilitação de computadores que são descartados por empresas, e depois de recondicionados são destinados a utilização em telecentros de várias cidades do Brasil.


  Dentro do CESMAR a galera criou o Redes Livres que surgiu a partir de uma iniciativa conjunta entre a Associação de Software Livre e o CESMAR através do polo de formação tecnológica. O objetivo do Redes Livres é distribuir portais/sites com Wiki’s, Jogos, Tutoriais e informações para a comunidade onde eles moram sem necessidade de internet. Funciona com o sistema wireless/wi-fi: os vizinhos só precisam de um computador que consiga alcançar a rede.

  
 Bom, já deu pra notar que o pessoal não é pouca coisa né?! Foi muito legal trabalhar com eles! Produzir rádio juntos, foi uma experiência muito boa! Unir as ideias de jovens que moram em lugares tão distantes e que tem experiências e pensamentos diferentes para compartilhar, isso é muito rico! Participar de eventos fazendo cobertura, nos propicia experiências, histórias e memórias.


Bárbara Miranda, 15 anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário