Oficinas permanentes na Casa Cala-boca já morreu

Todo sábado, das 14h às 18h, acontece os encontros do grupo de crianças e adolescentes do Projeto Cala-boca já morreu. O objetivo é, além de produzir e apresentar um programa inteiramente feito por eles, através da Rádio Cala-boca já morreu, conversar sobre as atividades do projeto, dar os informes sobre os últimos acontecimentos, compartilhar as ações que estão pra acontecer, além de comer junto e brincar. Segue, abaixo, o relato da reunião de produção do último sábado, dia 21 de julho, redigido pelo Tiago Luna:

------

Reunião do grupo de crianças e adolescentes - Projeto Cala-boca já morreu
21 de julho de 2012

Participantes:
Isis, Tiago, Mariana Manfredi, Bruna, Mylena, Fabrício, Bárbara, Jacqueline, Laura, Guilherme, Laúcia, Sofia,
César, Mariana Kz, Donizete, Jefferson

Pauta:
1 - Salesópolis
2- Novidade
3- Encontrão
4- FISL

Síntese das conversas:

1) Salesópolis:
No dia 22 de julho, domingo, vamos visitar o município de Salesópolis, onde nasce o Rio Tietê, junto com o Projeto Rádio Ambiente 21. A ideia é conhecer o lugar, pensar em um roteiro para produzir um programa de rádio, visitar o parque das nascentes, comer e andar junto com pessoal das unidades do SESC. Quem for precisa levar as autorizações assinadas pelos pais, e também o documento original. Vamos fazer trilha, provavelmente em lugar frio, então é importante ir com roupa confortável e quentinha, além de levar um caderno para anotar.

2) Novidade:
A Bruna estudava com a Bárbara e a Milena, e as duas resolveram trazê-la para conhecer o projeto. Ela gosta de comunicação e por isso se interessou em nos visitar. A Bruna sabe fazer rocambole. Bem vinda, Bruna!

3) Encontrão:
Sábado passado foi o terceiro encontrão do projeto Rádio Ambiente 21. Um dos momentos da programação foi de adensamento conceitual, que desta vez tratou do tema Comunicação Social no Brasil, com o Donizete Soares. Depois disso nos dividimos para fazer uma chuva de ideias sobre como a gente quer que seja o Encontro de Juventude e Meio Ambiente (que será inteiramente organizado pelos 80 adolescentes e jovens envolvidos no projeto), e depois fizemos Grupos de Trabalho para preparar o encontro. Estamos usando bastante o facebook para conversar sobre o evento. A Laúcia, que não poder participar do 3º Encontrão, decidiu participar do GT de Cobertura. Abaixo temos algumas das impressões do grupo sobre o evento:
Bárbara - foi bem produtivo. Ficou pensando que a gente podia ter falado com o Donizete ante, para fazer o programa sobre direito a comunicação na Rádio Cala-boca já Morreu, no mês de abril. Sobre organizar o evento, mesmo divido em bastante GTs, é bem difícil, porque são muitas ideias.
Guilherme - a fala do Donizete faz a gente pensar bastante. O trabalho nos grupinhos foi meio parado no começo, mas depois andou.
Mylena - as pessoas nos grupinhos ficaram falando muito de comida. A Mylena comeu batata frita com rostinho feliz pela primeira vez.
Fabrício - no grupinho, as pessoas quiseram falar mais sobre música. Mas em geral, as pessoas ficaram meio quietas. 

O FISL é um encontro de pessoas que estão envolvidas ou querem se envolver com o tema software livre. O evento é organizado pelo Projeto Software Livre Brasil e pela Associação Software Livre.Org, e está em sua 13ª edição.
A Mariana Manfredi e a Isis fizeram a articulação com o Felipe Santos, do Polo de Formação Tecnológica Marista, para viabilizar a ida dos participantes do Cala-boca já morreu, já que eles estão iniciando um projeto de rádio com adolescentes, e gostariam de trocar experiências. Já que recebemos o pagamento do Projeto Rádio Ambiente 21, o grupo decidiu que seria um bom investimento bancar a viagem dos participantes, por se tratar de uma oportunidade muito interessante. 

O critério para definir quais participantes iriam para o Rio Grande do Sul foi envolvimento com as atividades do Cala-boca já morreu, e também tranquilidade para produzir comunicação em rádio, além de ter condições de apresentar o projeto para qualquer pessoa. Assim, foi decidido que irão Laúcia, Sofia, Guilherme, Bárbara, Mariana e Fabrício. O grupo apresentará programas ao vivo nos dias 26 e 27, na Rádio Software Livre, mas o horário ainda não está definido.

O Felipe também conheceu a Grácia em Recife, em um outro evento, e a convidou para dar uma palestra sobre o Cala-boca já morreu e Educomunicação no FISL. Então ela também estará com quem vai a Porto Alegre. :)


Confira algumas fotos dos encontros do grupo na Casa! :)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário